Escrevendo o Futuro

Dizem que quando não se sabe para onde ir, qualquer lugar serve. Pensando na possibilidade de mudar esta que é a realidade de milhares de pessoas, o projeto Escrevendo o Futuro começou. Uma iniciativa para mostrar para crianças e jovens que a partir de uma ideia, o futuro pode ser mais que “qualquer coisa”, em “qualquer lugar”, para “qualquer um”.

O Escrevendo o Futuro visita escolas, públicas e particulares, com o propósito de questionar os estudantes sobre o que eles almejam para a própria vida, instigar a respeito de possibilidades e incentivar cada um a pensar em uma pergunta: “O que eu quero?”.

O projeto quer colocar o coração para ferver, independente de idade, condição social, moradia, valores e passado. O que importa é o querer e pensar daqui pra frente.

Na palestra, em meio às histórias contadas em uma linguagem bem próxima do dia a dia dos estudantes, e dinâmica, eles são incentivados a pensar. Afinal, é possível fazer mais! É um trabalho motivacional numa fase importante para o desenvolvimento de uma vida.

Tudo isso começou em 2009. Durante uma reportagem para o MGTV, telejornal diário da TV Integração (Uberlândia), sobre gravidez na adolescência, a sexóloga Eveline Novack foi questionada: “Como essas meninas se sentem com uma responsabilidade tão grande, tão cedo?”. Ela disse que para muitas dessas jovens, infelizmente, não é uma surpresa porque elas não pensam no futuro, não planejam nada além da realidade tão comum nas comunidades em que vivem. Histórias de avós, de mães e de amigas que se repetem. Uma rotina.

E se a gente parar para pensar, quantas rotinas podem ser mudadas?  Quantas pessoas não pensaram na profissão e se tornaram operárias do primeiro ofício que apareceu na frente. Ou então jovens que se envolvem com o crime…

É hora de pensar e a partir de agora: Escrever o futuro. Ele pode até não ser exatamente como imaginamos, mas certamente será melhor que “qualquer coisa” para “qualquer um” em “qualquer lugar”. Afinal, o que você quer de verdade?

Entre em contato para agendar uma palestra.